Por que em Pernambuco?

O Estado é hoje um destino privilegiado pelos investidores públicos e privados no Nordeste. Esse ambiente promissor cria o contexto adequado para a discussão do futuro da inovação, aliando os objetivos estratégicos de companhias privadas a um ambiente fértil para geração e difusão de conhecimentos inovadores.

Pernambuco é uma referência em inovação nas áreas das Ciências e Tecnologias. O estado abriga hoje o mais importante pólo de tecnologia do Brasil (o Porto Digital), além de outros núcleos de excelência, uma experiência na qual os saberes da sociedade civil, do governo e da academia convergiram para criar um ambiente inovador.

Como pólo principal de investimentos do Nordeste atualmente, Pernambuco abriga no complexo industrial portuário de Suape o maior volume de investimento em um só local na recente história da economia nacional. Apenas a refinaria de Petróleo Abreu e Lima gerará, no auge da obra, 23.000 empregos, enquanto o Estaleiro Atlântico Sul emprega, hoje, 3.000 pessoas. Tal contexto oferece o cenário ideal para construção de um debate estimulante sobre a questão do desenvolvimento focado nos parâmetros da sustentabilidade.

No campo da cultura, é consensual a importância de Pernambuco na construção da cultura popular do Brasil, mas também na demarcação de um espaço brasileiro nos terrenos da cultura digital.

ECONOMIA

Pernambuco é a bola da vez dos investimentos públicos e privados no Nordeste. Esse ambiente promissor eleva a auto estima dos pernambucanos e cria o contexto adequado para a discussão do futuro.

TECNOLOGIA

O Estado sempre foi uma referência nordestina em ciência e tecnologia, resultado, em especial, do desempenho acadêmico das Universidades e Centros de Pesquisas de Pernambuco. Mais importante ainda, a formação qualificada de recursos humanos e a criação de novas tecnologias beneficiam cada vez mais o setor produtivo e os serviços públicos.

SUSTENTABILIDADE

Pela mesma razão de ser o principal destino dos investimentos no Nordeste, Pernambuco é hoje o melhor lugar para se discutir sustentabilidade. Com uma tradição de gestão pública e forte participação da sociedade civil nas questões ambientais, o Estado apresenta boas iniciativas público-privadas nessa área.

CULTURA

Já é voz corrente que o diferencial da cultura pernambucana é a grande diversidade. Basta olhar para alguns de seus festejos populares, como o carnaval e o São João. A riqueza cultural de uma região está na base da capacidade inovadora do seu povo. É por tudo isso que se justifica a escolha de Pernambuco.