CONHEÇA O EXPOIDEA LAB

A bandeira maior da Expoidea é provar que, neste começo de século, tornou-se tarefa impossível separar as palavras cultura, tecnologia e sustentabilidade. Vivemos num momento em que o saber não é um fim em si mesmo; e sim um vetor para interagirmos com o mundo ao redor. Pensando nisso, a Expoidea, que terá sua terceira edição em outubro de 2013, criou um braço permanente: a ExpoideaLab.

A proposta é oferecer ao público quatro eixos: formação; exposição e apresentações artísticas; fomento de concursos e premiações; e hub de negócios.

Tão importante quanto as ideias que serão expostas nesse projeto, é o lugar escolhido para sua realização: o Espaço Ciência, laboratório a céu aberto na fronteira entre Recife e Olinda e, seguramente, um endereço que os pernambucanos precisam explorar melhor ou mesmo conhecer. “O Espaço Ciência está numa localização privilegiada, arborizada e com estacionamento amplo, o que é uma riqueza para os nossos dias atuais. E mais: conta com uma história riquíssima. Um jovem Charles Darwin, por exemplo, o visitou durante sua viagem ao Brasil em 1832. É um lugar que oferece uma excelente estrutura e que precisa ser mais conhecido e explorado pelo público pernambucano. Realizar a ExpoideLab no Espaço Ciência é materializar o tripé cultura, tecnologia e sustentabilidade que move a Expoidea”, observa Rogério Robalinho, diretor da Cia de Eventos, responsável pela ExpoideaLab, que tem co-realização do Governo do Estado.

Para marcar o início do projeto, a ênfase será nos cursos de formação. O calendário das primeiras aulas começa no dia 15 de outubro e segue até a primeira quinzena de dezembro. Na inauguração, ninguém menos que Raimundo Carrero, um dos autores mais premiados do Brasil e pioneiro na realização de oficinas literárias. Essa atividade enquanto professor marca sua retomada, agora com fôlego total, após superar problemas de saúde.

Na ExpoideaLab, Carrero preparou um projeto diferente: trará para os alunos estratégias de leitura dos principais escritores brasileiros em atividade. “É preciso compreender o que entendemos pela expressão ‘hoje’ em termos de arte, uma perspectiva que tem tudo a ver com o que a ExpoideaLab chega para oferecer ao público”, observou o escritor.

Confira os nossos primeiros cursos CLICANDO AQUI.

EXPOIDEA LAB. Curso: Roteirizar

A EXPOIDEA LAB apresenta o Curso: Roteirizar

Professor: Paulo Costa

Carga horária: 24 horas

Investimento: R$ 595

 

Resumo: Ensinar ao aluno o processo de criação de roteiros para cinema, documentário e VTs publicitários para varejo e institucional. Esse processo serás feito a partir de conceitos e dicas práticas que permitam aos participantes do curso adquirir, ampliar ou aprofundar saberes para a criação de narrativas audiovisuais.

 

Programa:

– Preparando-se para escrever. Definindo a história.

– A estrutura dramática e o argumento (Exercício)

– A criação da personagem e seus instrumentos dramáticos.

– Revelando a personagem visualmente e estruturando o primeiro movimento.

– Escrevendo o primeiro movimento (Exercício)

– Ampliando a estrutura dramática e o ponto central da narrativa.

– As unidades de ação do segundo movimento. Escrevendo o segundo movimento.

– Escrevendo o terceiro movimento.

– Avaliando a estrutura globalmente. Finalizando o roteiro (4 roteiros curta).

– Conceituação e características específicas do roteiro publicitário. Diferenças entre o roteiro para TV e cinema e a linguagem para teatro e literatura. Linguagem e estruturas do VT de varejo, institucional e campanhas políticas. A relação produto, público-alvo e foco de comunicação. Informação e emoção na construção de marcas.

– Elementos da narrativa audiovisual aplicados ao roteiro publicitário. Planos, ângulos e movimentos de câmera. Recortando a realidade. Escrevendo com imagens. A trilha sonora e o jingle. Elementos de ligação e a construção do personagem: tempo e ritmo da fala, do texto em off e dos diálogos.

– A tradução do briefing e a criação do slogan (a frase motivadora que cria diferencial).

Definindo a história a partir do briefing (story line). A estrutura narrativa e as curvas

dramáticas do roteiro. – Criando o VT de 30”

– Criação de 4 roteiros de 30”.

– Após seleção do melhor roteiro, gravação de um VT viral realizada pela turma com

celular ou outra câmera que os alunos possuam.

– Edição do VT em computadores (Exercício externo pelo/a aluno/a).

Currículo resumido do professor: Publicitário com 22 anos de mercado, atuando em diversos estados em produtoras de vídeo, emissora de TV, agência de propaganda, assessorias de comunicação e marketing e coordenação de comunicação de campanhas políticas. Dirigiu e roteirizou comerciais e documentários premiados regional e nacionalmente. Colaborou, em Lisboa, com o departamento de comunicação da Etnia, ONG portuguesa que promove a cultura dos países lusófonos. Publicou dois livros pela Editora Bagaço/PE: Balada para uma serpente e Você é a mídia.

 

EXPOIDEA LAB. Curso: Redigir para o Mercado: Muito mais que slogans

A EXPOIDEA LAB apresenta o Curso: Redigir para o Mercado: Muito mais que slogans

Professora: Juliana Sarda

Carga horária: 12 horas

Investimento: R$ 395

Resumo: Ensinar a desenvolver a redação de textos publicitários para os principais
meios e tipos de campanha: propaganda, promoção, marketing direto, institucional e
endomarketing.

 

Programa:

– A Comunicação no Composto de Marketing

– Aristóteles e a Redação Publicitária – filosofar ajuda a escrever

– Construindo o texto publicitário: título x texto x slogan x imagem

– Cada um no seu quadrado: as especificidades do texto para cada mídia

– Avaliação: os alunos deverão criar blogs para apresentação e discussão de textos
publicitários. Serão avaliados o texto de apresentação do blog e o primeiro post de
análise.

Currículo resumido da professora: Possui graduação pela UFPE (2005). Atualmente é coordenadora do curso de marketing do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (Faculdade IBGM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda.

 

EXPOIDEA LAB. Curso: Curso: Roteiro & Pós-produção

A EXPOIDEA LAB apresenta o Curso: Roteiro & Pós-produção: O fluxo de trabalho de um filme: de sua concepção aos efeitos

Professor: Paulo Costa

Carga horária: 24 horas

Investimento: R$ 595

Resumo: Ensinar conceitos, teorias e dicas sobre a realização de vídeo, transmitindo
uma visão global de cada etapa, os cuidados que devem ser feitos e o planejamento para
um trabalho eficaz e com qualidade técnica.

Programa:

– Gramática visual: planos, ângulos e movimentos de câmera.

– Iluminação: a dramaticidade da luz, iluminação direta e indireta, temperatura da cor e

continuidade.

– Roteiro: fundamentos da narrativa audiovisual para documentário e ficção, o texto,

diálogos, entrevistas, desenvolvimento da estrutura narrativa.

– Criando roteiro: em equipes a turma elabora 4 roteiros de aproximadamente um

minuto.

– Pré-produção e produção do VT criado pela turma: planejamento, o mapa de

produção, produzindo sem recursos, armadilhas da produção.

– Gravação e edição: teorias sobre a preparação da gravação, “decupagem” do roteiro,

do material gravado, montagem, ritmo narrativo, efeitos e enfeites na pós-produção.

– Após seleção do melhor roteiro, gravação de um VT de aproximadamente um minuto

realizada pela turma com celular ou outra câmera que os alunos possuam.

– Edição do VT em computadores (Exercício externo pelo/a aluno/a).

 

Currículo resumido do professor: Publicitário com 22 anos de mercado, atuando em diversos Estados em produtoras de vídeo, emissora de TV, agência de propaganda, assessorias de comunicação e marketing e coordenação de comunicação de campanhas políticas. Dirigiu e roteirizou comerciais e documentários premiados regional e nacionalmente. Colaborou, em Lisboa, com o departamento de comunicação da Etnia, ONG portuguesa que promove a cultura dos países lusófonos. Publicou dois livros pela Editora Bagaço/PE: Balada para uma serpente e Você é a mídia.

 

Página 5 de 26« Primeira...34567...1020...Última »

Arquivo por mês