Como conseguir controlar seu uso de cartão de crédito?

Quanta dívida de cartão de crédito você tem? É uma pergunta que costuma permear a cabeça das pessoas.

A resposta é muitas vezes assustadora.

Às vezes, as pessoas podem saber a quantia exata de cima de suas cabeças. Outras vezes, é comum ouvir o preocupante: “Não sei quanto”. Isso é porque eles não estão administrando bem ou de forma alguma a dívida de seus cartões de crédito.

A dívida de cartão de crédito é algo com que muitos adultos lutam. Infelizmente para alguns, torna-se um ciclo no qual eles ficam presos.

Em 2019, os cartões com saldos superiores à média tinham crescido 3%. Isso significa que três quartos da população adulta está administrando a dívida dos cartões de crédito de alguma forma errada.

É por isso que aprender a administrar – e pagar a dívida de cartão de crédito é mais essencial do que nunca. Por isso, elaboramos este guia para ajudar você a fazer exatamente isso.

Algumas maneiras de administrar melhor a dívida de seu cartão de crédito

Como conseguir controlar seu uso de cartão de crédito?

Em geral, algumas das melhores maneiras de administrar a dívida de seu cartão de crédito incluem:

  • Pagar suas contas a tempo
  • Pagar mais do que o pagamento mínimo
  • Melhorar seus hábitos de gastos
  • Reduzir sua taxa de juros
  • Usar uma estratégia de dívida para pagar a dívida

Aqui estão mais algumas maneiras de realizar a gestão e pagamento de dívidas de cartão de crédito, além de informações sobre como evitar que você volte a ter uma dívida de cartão de crédito uma vez que você finalmente esteja fora dela.

1 – Aprenda como usar cartões de crédito de forma responsável

Ao tentar sair da dívida do cartão de crédito, a primeira coisa que você quer fazer é entender o uso adequado do cartão de crédito.

Cartões de crédito são bons para usar em coisas como construir seu histórico de crédito, ganhar pontos de recompensa, e como uma forma de pagamento mais segura do que dinheiro.

Usar um cartão de crédito com responsabilidade também significa pagar suas contas a tempo e pelo valor devido. Não pagar sua conta a tempo prejudicará seu crédito, uma vez que o histórico de pagamento é o maior fator considerado ao calcular sua pontuação de crédito.

Grandes montantes de dívida também refletirão mal em sua pontuação de crédito.

Não use um cartão de crédito para viver fora de seus recursos. Ao invés disso, use cartões de crédito para comprar o que você precisa que está dentro de seu orçamento e capacidade de pagamento.

2 – Conheça seu orçamento

Um orçamento é um plano de como você vai administrar seu dinheiro, rastreando os reais que você ganha e gasta. Um orçamento lhe dá uma imagem clara de sua vida financeira. Ele o torna consciente do dinheiro extra que você tem que gastar ou da falta de dinheiro que você tem que gastar.

Conhecer seu orçamento é uma parte essencial de sua gestão da dívida porque mostra quanto dinheiro você tem para pagar as contas a tempo e pagar a dívida.

Especialmente quando se trata de pagar a dívida, você precisará saber quanto fluxo de caixa livre você tem para colocar fundos adicionais para o pagamento da dívida.